quinta-feira, maio 10, 2007

Nós e o Espelho

Alguém, muito desanimado, entrou numa igreja
e em determinado momento disse para Deus:
"Senhor, aqui estou porque em igrejas não há espelhos,
pois nunca me senti satisfeito com minha aparência".
Subitamente uma folha de papel caiu aos seus pés,
vinda do alto do templo.
Atónito, ele a apanhou e nela viu a seguinte mensagem:
Minha criatura, nenhuma das minhas obras veio
ou ficou sem beleza, pois a feiura é invenção dos
homens e não minha.
Não importa se um corpo é gordo ou magro:
ele é o templo do espírito e este é eterno.
Não importa se braços são longos ou curtos:
sua função é o desempenho do trabalho honesto.
Não importa se as mãos são delicadas ou grosseiras:
sua função é dar e receber o Bem.
Não importa a aparência dos pés:
sua função é tomar o rumo do Amor e da Humildade.
Não importa o tipo de cabelo, se ele existe ou não numa cabeça:
o que importa são os pensamentos que por ela passam.
Não importa a forma ou a cor dos olhos:
o que importa é que eles vejam o valor da Vida.
Não importa um formato de nariz:
o que importa é inspirar e expirar a Fé.
Não importa se a boca é graciosa ou sem atractivos:
o que importa são as palavras que saem dela.
Ainda atónito, esse alguém dirigiu-se para a porta de saída,
que tinha algumas partes de vidro.
Nesse exacto momento sentiu que toda sua vida se modificaria.
Havia esse lembrete na porta aderido:
"Veja com bons olhos seu reflexo neste vidro
e lembre-se de tudo que deixei escrito.
Observe que não há uma única linha sobre Mim
que afirme que sou bonito"

(Silvia Schmidt)


Todos nós já pensámos assim em alguma altura de nossas vidas, sobre nossa beleza, e em especial nos dias que correm, na qual quase todo o mundo vive muito da aparência, da forma como nosso corpo é, se é magro, ou gordo, se temos cabelo ou não, se temos olhos grandes ou pequenos, se somos baixos ou altos. Sim hoje mais do que nunca vive-se muito da beleza, mas a que preço?, uns não gostam de si como são, outros aceitam-se mais ou menos, outros ainda, detestam-se, chegando mesmo a cometer loucuras para ser bonitos, elegantes, eternos jovens.
Mas a que preço pergunto eu?
Será que vale a pena cometermos tanta loucura para sermos algo que não somos?
Será que a sociedade não vê que está corroendo a cada minuto o ser humano, apenas por um ideal inventado, esteriotipado?
Será que não somos capazes de olhar para dentro de nós e vermos que a verdadeira beleza está dentro de cada um de nós?
Será que a beleza tem que obrigatoriamente de nos fazer ser todos magros, elegantes, com um rosto de fazer inveja aos outros.
Ou será esta a altura de começarmos a olhar mais para aquilo que realmente nos faz belo?
Não será altura de nos olharmos em nossos espelhos, desembacia-lo, limpa-lo e vermos o ser maravilhoso que está ali mesmo dentro de nós?

Alvaro Gonçalves

Meus anjos, com este texto maravilhoso e com a minha pergunta, vos desejo a todos um lindo e maravilhoso fim de semana e uma semana cheia de paz, amor, harmonia e muita luz em vossos corações e em vosso doce caminhar.
Bjokas mil e xi – corações.

29 Comments:

At 9:15 da manhã, maio 10, 2007, Blogger Marta Vinhais said...

O importante é realmente pensar na pessoa que somos cá dentro - se somos magros, cabelo escuro ou claro..nada diz sobre nós..
Gostei muito do texto e da tua visita ao meu blog.
Beijos e abraços
Marta

 
At 9:37 da manhã, maio 10, 2007, Blogger Isabel Filipe said...

"...
Será que a sociedade não vê que está corroendo a cada minuto o ser humano, apenas por um ideal inventado, esteriotipado?
...
"

Absolutamente de acordo com o teu texto ...
cada um de nós deve saber ter a capacidade de gostar de si ´próprio ...

beijinhos

 
At 10:35 da manhã, maio 10, 2007, Blogger Lia said...

Um homem olha o espelho, vê nele reflectido um ser maravilhoso e ama-se.
Olha um outro espelho, onde se reflectiu um ser horrendo e odeia-se.
É contudo o mesmo ser que produz ambos os reflexos...

Um beijo e um sorriso

 
At 1:46 da tarde, maio 10, 2007, Blogger Embryotic SouL said...

OLá Meu Amigo!

Sim! Perfeito pensamento, embora temos sempre a tendência para reparar apenas num dos lados, no lado do bem, enquanto deveríamos reparar e modificar o nosso lado mais sombrio. Um bom fim de semana.

Abraço Sentido

 
At 11:57 da tarde, maio 10, 2007, Blogger por uma lágrima said...

Estou a pensar seriamente não olhar mais para o espelho :)
Bom fim de semana e
um beijo doce

 
At 7:43 da manhã, maio 11, 2007, Anonymous Anónimo said...

Tudo o que dizes é verdadeiro... Apesar de a aparência não ser a desejável, o que interessa realmente é o nosso EU, o nosso Eu interior, esse sim, poderá ser bonito ou feio... o que conta é o coração de cada um. Apesar da beleza interior não estar visível aos olhos, estará concerteza visível nos olhos de cada qual.
Beijinho

 
At 11:13 da manhã, maio 11, 2007, Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querido Alvaro

De facto as pessoas esquecem que a beleza vem______de dentro

Quantas vezes nós estamos junto de alguém que a natureza não agraciou fisicamente__________mas contudo ficamos maravilhados com a beleza que irradia do seu interior. e também se dá o caso ao contrário______________que é um horror!!!

Excelente texto

Beijinhos com carinho
good weekend

 
At 11:31 da manhã, maio 11, 2007, Blogger Jade said...

estou de saida para um fim de semana de descanso ...mas nao sem antes deixar-te um beijo enorme. Gostei do texto...muito aliás. Gostava que na sociedade que corre realmente se desse mais valor ao "eu" interior...infelizmente cada vez acontece menos.

 
At 12:39 da tarde, maio 11, 2007, Anonymous Anónimo said...

Nos dias que correm, o valor do "eu" interior, cada vez conta menos, e a sociedade cada vez mais cede à pressão do exterior, numa competição desenfreada...
Não condeno de forma alguma quem se esforça por melhorar o físico (tb eu tento manter-me em boa forma e com bom aspecto), mas é de lamentar que isso tenha passado a ser prioritário...
Para ti, fica um beijo

 
At 10:36 da tarde, maio 11, 2007, Blogger A Sonhadora said...

Olá Álvaro, boa noite!!!até que enfim consegui aceder ao teu blog
tive que ir á tua página da net, e só assim consegui cá chegar.Já te enviei imensos emails, mas tu não me respondeste...a minha irmã Dad, deu-me o teu endereço.
Espero que estejas bem e obrigado pela tua constante presença no meu blog...
começarei a visitar-te novamente pois já descobri a maneira de o fazer.
Uma grande beijoca e espero que passes um bom fim de semana.
Um abraço da sonhadora

 
At 11:08 da tarde, maio 12, 2007, Blogger cacharel said...

Lindo,
Palavras verdadeiras e doces, que "ensinam" a gostar daquilo que nós temos, daquilo que nós somos...
o ser humano vive muito preocupado com o espelho exterior e esquece-se que lá dentro de nós há coisas tão mais importantes, tão mais belas e eternas...

Maravilhos texto... como tu!!!

Beijinhos e bom domingo****

P.S. Estou bem. GMT*

 
At 9:03 da manhã, maio 13, 2007, Blogger Unknown said...

Hoje é o meu TEMPO,
Um tempo que é só meu,
Luto por ele todos os dias,
e sabes porque?
Porque EU SABIA...


Beijinhossssssssss

 
At 5:51 da tarde, maio 13, 2007, Blogger A Sonhadora said...

Olá Álvaro, li o teu comentário...e se quiseres escrever-me, o meu mail está no perfil da sonhadora. A minha irmã está bem. Beijinhos para ti de nós duas.

 
At 6:23 da tarde, maio 13, 2007, Blogger Je Vois La Vie en Vert said...

Caro Álvaro,

Obrigada pelas tuas doces palavras. Estive em Fátima hoje neste dia que festeja os 90 anos da primeria aparição da Nossa Senhora. Sentiste hoje que rezei por ti particularmente ? Uma outra pessoa pela qual rezei já me disse que sentiu uma grande paz. Eu ficava muito feliz se a minha oração te fizesse o mesmo.
Um beijinho verdinho

 
At 7:46 da tarde, maio 13, 2007, Blogger Dad said...

Olá Álvaro, tudo bem?

Espero que sim! Vou ser operada na próxima 3ªfeira! Espero que tudo corra bem.

E tu, tudo bem?

Beijinhos,

 
At 9:44 da tarde, maio 13, 2007, Blogger cacharel said...

Lindo...

Aquele beijinho perfumado e desejos de uma excelente semana**

 
At 9:25 da manhã, maio 14, 2007, Blogger Fátima said...

Olá meu querido amigo Álvaro, adorei o texto – muito profundo. Eu vejo-me como sendo uma alma dentro de um corpo e não um corpo com uma alma dentro.

Bjinhos com carinho & votos de uma boa semana :)

 
At 9:28 da manhã, maio 14, 2007, Blogger Unknown said...

Meu querido amigo, o texto é absolutamente maravilhoso!
Realmente o mais importante é a nossa beleza interior, ou da alma. Infelizmente nem todos pensam assim e muitas vezes, só com a maturidade, temos realmente a noção do que é realmente importante.
Tu, eu sei que és LINDO!

Um beijo enorme

 
At 12:10 da tarde, maio 14, 2007, Blogger Marlene Maravilha said...

Olá amor!
Realmente este post está belíssimo! Nada a acrescentar, somente a concordar! Nossa beleza interior é linda! e quanto podemos aprender e crescer com ela!
Te esmeraste hoje!
Uma linda semana e muito amor!
mil beijocas de um chuvoso Brasil hoje, e xi-corações para ti!
de quem tem ama,

 
At 7:16 da tarde, maio 14, 2007, Blogger mymind said...

pois é o importante é invisivel aos olhos!lol
bjinhos e boa semanitaaa

 
At 1:05 da manhã, maio 15, 2007, Blogger Chama Violeta said...

Dizei muitas vezes ao dia:

“Eu Sou uma coluna de Fogo Violeta, um foco de luz da energia cósmica, que consome tudo o que é negativo”.
Beijos de luz...

 
At 9:55 da manhã, maio 15, 2007, Blogger Luz Dourada said...

Pois é Álvaro. Vai ser hoje. Estou assim um bocadinho assustada mas tenho fé que tudo correrá bem.

Depois, quando me for possível vir ao computador, darei notícias.

Um beijinho e obrigada pelos teus votos.

 
At 3:05 da tarde, maio 15, 2007, Blogger Menina do Rio said...

A beleza está nos olhos da alma!

beijinhos

 
At 5:22 da tarde, maio 15, 2007, Blogger sonhadora said...

Quando o crepúsculo desce e a noite cresce, o sonho faz-me suspirar.
Beijinhos embrulhados em abraços

 
At 10:50 da tarde, maio 15, 2007, Blogger margusta said...

Querido Alvaro,
...agora passo só para te dizer que te deixei um desafio nos " Momentos Sentidos"...se quiseres aceita ;)

Beijinhos muitos..volto para te ler!...

 
At 11:28 da manhã, maio 16, 2007, Blogger Isabel Filipe said...

...passei à procura de Post novo ...

fica um beijinho para ti

 
At 4:14 da tarde, maio 16, 2007, Blogger david santos said...

It places fhoto of Madeleine in your bloggue


Missing Madeleine!
Madeleine, MeCann was abduted from Praia da Luz, Portugal on 03/03/07.

If you have any information about her whereabouts, please contact Crimestoppers on 0800555111 Please Help

 
At 10:43 da tarde, maio 16, 2007, Blogger Marlene Maravilha said...

Olá queridíssimo!
Vai ao meu blog, please, que tenho um desafio lá para ti!
Tenho sentido saudades!
beijo grande e xiiiiii-corações!
da amigona brasileira

 
At 12:36 da tarde, maio 20, 2007, Anonymous Anónimo said...

simplesmente fantastico... gosto da tua escrita... do teu cantinho....obrigado por tudo...

e a musica é fabulosa

beijos e xi-Coração

 

Enviar um comentário

<< Home