sábado, novembro 12, 2005


Filtro Triplo





Na Grécia Antiga, Sócrates detinha uma alta reputação e era muito estimado pelo seu elevado conhecimento. Um dia, um conhecido do grande filósofo aproximou-se dele e disse: Sócrates, sabes o que eu acabei de ouvir acerca de um amigo teu? Espera um minuto', respondeu Sócrates, 'Antes que me digas alguma coisa, gostaria de te fazer um teste. Chama-se o Teste do Filtro Triplo. Filtro Triplo? Sim, continuou Sócrates, Antes que me fales do meu amigo talvez fosse uma boa ideia parar um momento e filtrar aquilo que vais dizer. Por isso é que eu lhe chamei o Filtro Triplo. E continuou:

O primeiro filtro é VERDADE.

Tens a certeza absoluta de que aquilo que me vais dizer é perfeitamente verdadeiro?Não, disse o homem o que acontece é que eu ouvi dizer que...

Então, diz Sócrates, não sabes se é verdade. Passemos ao segundo filtro, que é BONDADE.

O que me vais dizer sobre o meu amigo é bom? Não, muito pelo contrário...Então, continuou Sócrates. Queres dizer-me algo mau sobre ele e ainda por cima nem sabes se é ou não verdadeiro. Mas, bem, pode ser que ainda passes o terceiro filtro. O último filtro é UTILIDADE.

O que me vais dizer sobre o meu amigo será útil para mim? Não, acho que não...Bem, concluiu Sócrates, se o que me dirás não é nem bom, nem útil e muito menos sabes se é verdadeiro, para quê dizeres-me?

SE TODAS AS PESSOAS SEGUISSEM ESTES PRINCÍPIOS, POR CERTO HAVIA MUITO MENOS FACADAS NAS COSTAS.

1 Comments:

At 12:28 da tarde, novembro 18, 2005, Blogger Luz Dourada said...

Haveria muito mais PAZ! Mas a verdade é que normalmente ninguém usa filtros, em nada...

 

Enviar um comentário

<< Home