domingo, dezembro 18, 2005


Triste Realidade!!!

Vivemos numa época em que se sente cada vez mais a falta de paz, de amor ao próximo, de harmonia, de tantos valores, bens que o ser humano precisa para viver bem, no entanto todos os dias ouvimos também alguém falar que precisamos de paz, de amor, de harmonia, mas não se vê nada disso, muito pelo contrário. Todas as religiões falam de paz, de amor ao próximo, de harmonia, mas todos olhamos cada vez mais para o nosso umbigo. Cada vez pensamos mais e somente em nós e o próximo que se lixe, mesmo que esse próximo seja um amigo.
Nossa!!! De amigos desses eu dispenso, a eles eu chamo de conhecidos, e por vezes eles se admiram por eu mudar de opinião em relação a eles, mas a verdade é que é que não passam disso, pois quando os conheci mostraram uma face, hoje mostram a outra e por esse motivo e para não deixar de lhes falar por completo, apenas mudo a minha opinião em relação a eles. Sofro com isso, pois a perda de um amigo é sempre dolorosa, mas mais vale descobrir a tempo que essa pessoa não é verdadeiramente amiga do que um dia cair numa cilada sua.
Não, não sou perfeito, nem de longe. Cometo tantos erros que provavelmente muitos de vocês deverão estar pensando, afinal quem é que ele pensa que é?
Sim, afinal também cometo erros, e muitas vezes dos grandes, mas costumo dizer que tenho a consciência do tamanho do cérebro de uma galinha, é que logo em seguida caio, sofro, choro e me arrependo do que fiz. Mas claro nem sempre peço desculpas logo, afinal este orgulho besta, diz-me logo que tal coisa não deve ser reconhecida perante os outros, mas sempre acabo sofrendo ainda mais e ai sim, lá vou eu arranjar uma maneira de me desculpar pelo erro cometido ou pensado.
Em tempos fui de uma religião, mas nunca a professei, não me sentia bem com as respostas que me davam, queria saber mais sobre tanta coisa, no entanto ia aceitando e fazendo a minha própria maneira de falar e de estar com Deus, sem nunca fazer uma oração dessa religião, não por não ter possibilidades de saber aprender, mas porque achei que não precisava delas para estar e falar com Deus, e assim foi até à alguns anos atrás quando fui convidado para a passagem de ano de uma outra religião e digo nessa noite não tinha nada melhor para fazer, por isso resolvi ver o que era e como era.
Foi aí que durante a festa de passagem de ano dessa religião eu ouvi trechos de algumas das Escrituras do Profeta dessa religião e foi aí que algo despertou em mim, - ali estavam algumas respostas para o qual eu tantas vezes precisava. Algum tempo mais tarde “entrei” para essa religião e comecei a professa-la. Mas cai no maior dos erros ao pensar que as pessoas dessa religião eram melhores que as outras, embora tivessem esse dever de pelo menos tentar ser um pouco melhor, pois elas próprias falavam tanto e tanta coisa que me iludi. E aí caí.
Hoje vivo a minha vida o melhor que sei, procuro ser o melhor que posso e continuo a professar essa mesma religião, mas já não acredito que as pessoas que professam essa mesma religião são melhores.
Afinal, também são seres humanos com coisas boas e más, como em qualquer outro lugar.
Acredito nos ensinamentos dessa religião, embora não os siga à risca, mas já não consigo acreditar em muitas das pessoas que deveriam ter quase que a obrigação de tentar ser um pouco melhores, ou pelo menos não ser tão mázinhas, claro que quando digo isto, não falo numa generalidade, falo daquelas que me rodeiam e que me têm desiludido muito, até mesmo agora que estou afastado delas. E se me afastei, foi para exactamente não me sentir tão mal como me estava a sentir quando partilhava com elas o mesmo espaço.
Mas como dizia no principio destes meus rabiscos, dizem que estamos no Natal, ou seja quase no Natal, época de amor, paz e harmonia, mas afinal não vejo nada disso em lado nenhum, e para apenas ser bonzinho nesta época, então mais vale estar quieto, ou então levar o Natal da paz, da harmonia e do amor todos os dias do ano a cada pessoa.
Sim, porque o ser humano precisa de Natal todos os dias e não uma vez por ano.

- Álvaro Gonçalves -