sábado, novembro 26, 2005

É Preciso Aprender a Viver!

Esta semana não houve jornal, Tv, e outros meios de comunicação que não falassem de violência, aliás e infelizmente tem sido o “pão nosso de cada dia”.
É a violência contra crianças, esses anjos que Deus nos concede a graça de ter e que um dia virão a ser o homem do amanhã, é a guerra em outros países, é a violação dos direitos mais fundamentais do ser humano, seja ele branco ou de cor. Enfim, é um não mais acabar.
Mas hoje gostaria de vos falar da violência praticada à milhares de anos contra a MULHER.
Não pretendo com isto fazer mostrar que sei escrever algo, muito pelo contrário, isto é apenas um pequeno grito meu, um grito de alerta vermelho a todo o ser humano, pois não consigo entender, nem consigo conceber que em pleno século XXI ainda se pratique tão vis crueldades.
Esta semana, logo na 2ª feira lia em 3 dos jornais locais, artigos sobre a violência física e psicológica contra um dos grandes pilares da humanidade, mas não se ficou por segunda – feira, no dia seguinte voltava a ler nos mesmos jornais outros artigos sobre o mesmo e assim foi toda a semana. Isso me fez sentir também um pouco culpado por tudo, sim porque se todos lutarmos contra a desigualdade, contra a violência perpetrada contra a mulher, se nós começar-mos a ver com olhos de ver que todos somos iguais e temos os mesmos direitos e deveres, quer seja homem ou mulher, branco ou de cor, se denunciarmos esses actos cruéis contra esses seres humanos que nos trazem ao mundo, tenho a certeza que podemos fazer a diferença, que conseguiremos combater não só esses actos contra a mulher, mas também contra as crianças, ou seja contra a Humanidade.
Quando falo em igualdade de direitos, não falo na actual liberdade e suposta igualdade, que tenho observado em muitos meios da nossa sociedade, pois a isso chamo de libertinagem e não liberdade e igualdade de direitos.
Mas para haver essa igualdade de direitos, temos também que começar a encorajar a mulher a mostrar a suas grandes capacidades, temos de lhes mostrar que têm o direito ao ensino, à alfabetização e a participar cada vez mais na sociedade de hoje. Pois a mulher tem grandes capacidades que muitas vezes por causa destes séculos de erro têm ficado quase que ocultos sob um manto de vergonha por se sentirem inferiores.

“Deus criou-nos a todos como seres humanos e para Ele não faz diferença se somos homens ou mulheres. Para um Pai amoroso, filhos e filhas são igualmente queridos.” (Escrituras Bahá’is)

“A humanidade é como um pássaro com duas asas – uma delas é o homem, a outra a mulher. A não ser que duas asas sejam fortes e impulsionadas por uma força comum, o pássaro não poderá voar para o céu.”
(Escrituras Bahá’is)

Um dos artigos que li e que me afectou muito, foi a violência que se pratica em nome de uma tradição, não só em África, mas também no Continente Americano e Europeu. Por isso resolvi aqui mostrar esse artigo (e para melhor lerem, poderão clicar sobre a imagem para ela aumentar).
Aconselho também a visitarem o Blog – Mulheres na Nova Era - da minha grande amiga Maria Lagos, e para isso basta clicar sobre o link
http://mulheresnovaera.blogspot.com
, ou mesmo através dos meus links favoritos e que se encontram neste meu Blog.